O adeus a Dr. Nestor de Barros

É com muito pesar e tristeza que a SPR recebe a notícia do falecimento do Dr. Nestor de Barros, em 3 de abril de 2020. Dr. Nestor foi um colega participativo, que trouxe inovação, avanços e muito nos ajudou no compartilhamento de conhecimento por décadas, participando ativamente de aulas, congressos e cursos.

A Diretoria da SPR firma aqui suas condolências à família e amigos, e deixa registrado que a trajetória do Dr. Nestor foi essencial para moldar nossa Sociedade. Ele já deixa saudades, e seus ensinamentos serão eternizados pela atuação de seus centenas, ou talvez milhares, de alunos.

Dr. Nestor se destacou na radiologia brasileira não apenas por ser um profissional dedicado e reconhecido na área da mama, mas também por ser um professor que conduziu e influenciou o caminho de muitos. Sua colaboração para o desenvolvimento da especialidade e a disseminação de conhecimento foi extremamente expressiva, e se refletiu em conquistas únicas.

Aos 18 anos, ele se mudou de Santo André, município paulista onde morava com a família, para São Paulo, para prestar Medicina. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), local onde passaria grande parte de sua trajetória – se formou em 1972 e lá fez residência e defendeu doutorado, em 1997, tendo como orientador o Prof. Giovanni. O tema de seu trabalho foi Manifestações Radiológicas da Doença de Crohn do Cólon.

Seu relacionamento e história com a SPR são antigos, iniciando na década de 1970. Tesoureiro da SPR durante a gestão do Dr. Sidney de Souza Almeida, participou das negociações que levariam à compra da sede, em 1978. Nove anos depois, durante a presidência do Dr. Giovanni Guido Cerri, voltou a assumir o cargo de tesoureiro – nessa gestão, foi adquirida a sala comercial na Avenida Paulista para a criação da Videoteca.

Em 1993, ele se tornou presidente da Sociedade, liderou mudanças e foi pioneiro em diversos quesitos:

·  Foi feita a transferência da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) do Maksoud Plaza Hotel para o Anhembi, em 1994;

· Houve a transformação da SPR em Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina, e não mais simplesmente Departamento de Radiologia;

· A SPR adotou o curso promovido pela Unidade Radiológica Paulista (URP) em parceria com a Universidade de Loyola (EUA), atendendo a um pedido do Dr. Feres Secaf. Por sugestão do Dr. Nestor, o evento foi rebatizado com o nome de seu colega;

·  Foi feito o primeiro contato pessoal da Sociedade com a RSNA, quando ele e os Drs. Nelson Caserta e Feres Secaf foram a Chicago.

Dr. Nestor também ocupou o cargo de secretário e tesoureiro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Foi membro do Departamento de Radiologia da FMUSP, dirigiu o Setor de Mama do Instituto de Radiologia (InRad) e manteve sua clínica em São Bernardo do Campo.

Segundo depoimento que prestou ao livro História da Sociedade Paulista de Radiologia - Uma Jornada em Construção, adorava ficar com a família, cuidar das plantas e pescar nas águas do Araguaia.

Confira, a seguir, alguns depoimentos de profissionais e colegas da área:

“Professor Dr. Nestor de Barros foi Presidente da SPR no biênio 1993/1995.

Especialista em diagnóstico por imagem da mama, fez parte por muitos anos da Comissão de Mamografia do CBR e SPR.

Com orientação e decisivo apoio do Professor Giovani Cerri, organizou o serviço de diagnóstico por imagem da Mama no Departamento de Radiologia do HCUSP, onde se notabilizou pela formação de dezenas de radiologistas. Com determinação e objetividade, organizou o Curso BI-RADS com seleto grupo de discípulos, proporcionando ensinamento categorizado da especialidade em âmbito nacional e Internacional. Contribuiu de forma decisiva na orientação de teses de doutorado e na formação superlativa de inúmeros colegas.

Deixa um legado importante pela altruísta contribuição como Professor de Medicina.

Aos seus familiares, apresento meus sinceros pêsames extensivos a todos aqueles que compartilharam a amizade e os ensinamentos do Dr. Nestor.

Descanse em Paz com nosso reconhecimento.”

Dr. José Michel Kalaf

“Tive o privilégio de trabalhar com ele por muitos anos. Foi o responsável pelo setor de mama do InRad e teve uma enorme influência na formação de radiologistas de mama; criou uma grande escola. Foi uma pessoa muito respeitada, um dos primeiros a idealizar e realizar os cursos de BI-RADS no Brasil, não esquecendo da importante passagem que teve com presidente da SPR. Sem dúvida, uma pessoa de relacionamento muito agradável, presente, e que deixa uma marca importante na radiologia paulista, brasileira e, em particular, no Hospital das Clínicas e no InRad.”

Dr. Giovani Guido Cerri

“Se formos escolher um atributo do Nestor no dia a dia é sua capacidade de educar. Ele, em um trabalho diário e árduo, ensinou gerações de residentes no InRad e era impressionante como esses jovens residentes o admiravam e tinham grande carinho por ele, reconhecendo-o ano após ano como um dos médicos mais importantes nas suas formações. Acho que esse carinho dos jovens residentes é o melhor indicador de quem era o Nestor de Barros no dia a dia. Deixou um legado imensurável que se perpetuará através de seus eternos alunos.”

Drs. Luciano Chala e Carlos Shimizu

“Na gestão do Dr. Nestor como presidente da SPR (1993-1995) foi feito o primeiro contato presencial com a RSNA. Através do Dr. Rogélio Moncada, que era da Universidade Loyola em Chicago, estivemos com o Dr. Nestor de Barros e o Dr. Feres Secaf na sede da RSNA em Oak Brook, abrindo os contatos para esta parceria que muito cresceu. Leio também no livro da SPR que na sua gestão cresceu a JPR, passando do Maksoud para o Anhembi.

O Nestor sempre foi muito cordato e gentil, trabalhando e ajudando todos. Transmito meus sentimentos e conforto aos familiares.”

Dr. Nelson Caserta

“Triste momento para a coletividade radiológica a perda do Nestor de Barros. Radiologista ativo, deixou marcas profundas em sua atividade acadêmica e na SPR como especialista em mamografia, com participação ativa na liderança no ensino e movimentos evolutivos da avaliação da mama em nosso país.”

Dr. Jacob Szejnfeld

“Queria expressar meus sentimentos de pesar pela perda de um Professor e amigo, com quem tive o privilégio de compartilhar atividades, desde os primórdios das primeiras Rodadas de Radiologia da SPR.”

Dr. Clóvis Simão Trad