Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos

Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos da SPR - 2015

Promovido pela SPR, o Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR consiste em uma sessão de discussão de casos clínicos com o objetivo de promover a educação e o congraçamento de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Nove serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foram convidados para essa primeira edição do evento:

1- UNESP Botucatu - Luiz Antonio Jorge Júnior
2- Santa Casa de São Paulo - Thiago Luiz Pereira Donoso Scoppetta
3- Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - Daniel Dias de Souza Porto
4- Documenta Ribeirão Preto - Daniel de Paula Garcia
5- Hospital de Base de S. Jose do Rio Preto - Laiz Laura de Godoy
6- MedImagem - Renata Gama Barbosa
7- FMUSP (INRAD/ICESP) - Gerda Feitosa Nogueira
8- EPM - UNIFESP - Bruno Jucá Ribeiro e dois convidados da Argentina - Susana Torres e Federico Mathias


Cada um desses serviços designou um residente/aperfeiçoando, preferencialmente do terceiro ou quarto ano, que preparou e apresentou um caso completo na sessão de discussão de casos do encontro. Durante a apresentação do caso pelo residente/aperfeiçoando, o moderador da sessão levou a discussão do caso à plateia e o colega escolhido por ele poderá apontar o diagnóstico ou diagnósticos diferenciais do caso, bem como outros comentários pertinentes. Houve a distribuição de brindes para os acertadores da plateia.

Já os apresentadores dos dois melhores casos receberam como prêmio uma viagem para a Argentina, para apresentar um caso no 61º Congresso Argentino de Diagnóstico por Imagem (Imágenes 2015), a ser realizado de 27 a 29 de agosto, com passagens aéreas, hospedagem e inscrição no congresso pagas pela SPR com o apoio da Federación Argentina de Asociaciones de Radiología, Diagnóstico por Imágenes y Terapia Radiante (F.A.A.R.D.I.T.). São eles: a Dra. Gerda Feitosa Nogueira e o Dr. Thiago Luiz Pereira Donoso Scoppetta.

O 1º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR aconteceu no dia 2 de agosto, no Teatro do Maksoud Plaza Hotel, durante o XIX Curso de Atualização em Imagem da SPR – Prof. Dr. Feres Secaf com moderação dos Drs. Hugo Guerra.