Curso Teórico Prático ACR BI-RADS®

Regulamento

O Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS® da SPR é um curso de modalidade de ensino híbrida, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas a distância (online) - que têm como marca dar ao aluno autonomia nos estudos por meio de ferramentas de ensino a distância (EaD) - e um módulo prático, baseado em estudos de caso, realizado em conjunto com outros eventos da SPR, como a Jornada Paulista de Radiologia (JPR)..

O programa do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS® da SPR é dividido em dois módulos: Módulo Teórico e Módulo Prático.


2.1. Módulo Teórico

Composto de 9 aulas teóricas que abordam aspectos básicos sobre o BI-RADS® aplicado à Ultrassonografia, à Mamografia e à Ressonância Magnética. Os temas das aulas são:

  • Introdução ao Léxico: Mamografia
  • Introdução ao Léxico: Ultrassonografia
  • Ultrassonografia: Anatomia e Técnica de Exame
  • Introdução ao Léxico: Ressonância Magnética
  • Mamografia: Como utilizar as Categorias e Recomendações
  • Ultrassonografia: Como utilizar as Categorias e Recomendaçõe
  • BI-RADS® – Dúvidas Mais Comuns
  • Aplicação do ACR BI-RADS® nas Alterações Palpáveis e Fluxo Papilar
Todas as aulas do Módulo Teórico são ministradas a distância pela Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br).

2.1.1. Avaliação do Módulo Teórico

Ao assistir todas as aulas, o aluno será submetido a uma avaliação, a qual trará questões que abordarão os temas estudados. Para ser aprovado no Módulo Teórico, o aluno deverá atingir nota maior ou igual a 75 em sua avaliação.

Cada aluno possui duas tentativas de realização da avaliação. Será considerada como nota final, a nota mais alta alcançada entre as duas tentativas. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.

2.1.2. Prazo de validade da matrícula no Módulo Teórico

A matrícula no Módulo Teórico tem validade de 1 (hum) ano. Após esse período, caso o aluno não tenha concluído o módulo, sua matrícula será cancelada e o aluno ficará impossibilitado de ter acesso às aulas e à avaliação.

Ressaltamos que o prazo de 1 (hum) ano de validade da matrícula no Módulo Teórico só será efetivamente válido enquanto o aluno for membro ativo da SPR. Se por ventura o aluno se desligar da SPR ou não renovar sua anuidade durante esse período, sua matrícula será cancelada e o aluno ficará impossibilitado de ter acesso às aulas e à avaliação.

2.2. Módulo Prático

O Módulo Prático é uma atividade formada por aulas teóricas baseadas em estudo de casos e demonstrações práticas e tem o objetivo de fazer com que o aluno consolide o aprendizado obtido no Módulo Teórico.

Essa atividade acontece durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR) em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS®, no site da SPR (www.spr.org.br).

Em caso fortuito ou de força maior, a data e o local de realização do Módulo Prático anunciados pela SPR em seus veículos de comunicação podem ser alterados, não recaindo sobre a entidade a responsabilidade de arcar com eventuais prejuízos do inscrito decorrentes da necessária mudança de data e local.
3.1 Tipos de Inscrição

As inscrições no Módulo Teórico do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS® da SPR são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade.

As inscrições devem ser feitas pelo site da SPR (www.spr.org.br).

A inscrição é pessoal e intransferível.

Ao realizar a inscrição, o aluno receberá acesso ao Módulo Teórico do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS e terá o prazo de um (1) ano para conclui-lo (assistir as aulas e realizar a avaliação). Caso o aluno do curso deixe de ser membro da SPR antes do encerramento desse prazo de 1 ano, o seu acesso ao Módulo Teórico será interrompido e sua inscrição cancelada sem direito a reembolso.

As vagas para o Módulo Teórico são ilimitadas. 

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o acesso ao curso será liberado ao aluno inscrito, em sua Área do Aluno, em um prazo de até três dias úteis.

3.2. Inscrição no Módulo Prático

A participação do Módulo Prático é livre. Interessados em participar do Módulo Prático não necessitam estar inscritos ou terem cursado no Módulo Teórico do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS®. Para participar desta atividade, basta o interessado respeitar as regras de inscrição do evento em que ela será realizada. 

Alunos inscritos do Módulo Prático deverão se apresentar à recepcionista do curso, localizada na sala de aula onde o módulo será realizado, no horário anunciado no programa como horário de “Abertura | Inscrições em Lista de Espera”. Os inscritos que não estiverem presentes nesse horário serão considerados “desistentes” e cederão suas vagas automaticamente aos alunos que estiverem presentes e em lista de espera

Por se tratar de um módulo fundamentalmente prático, não será permitido ao aluno se ausentar da sala de aula durante o período de realização do curso.

3.3. Inscrição em lista de espera no Módulo Prático 

Caso o interessado não tenha conseguido efetivar a inscrição no Módulo Prático no evento que a atividade estiver sendo realizada, ele terá a oportunidade de se inscrever numa lista de espera.

Para se registrar na lista de espera, o interessado deverá se dirigir à sala em que o Módulo Prático estiver sendo realizado, antes do horário programado para início da atividade, e solicitar o registro à recepcionista da sala.

O aluno inscrito em lista de espera será agraciado com uma vaga no Módulo Prático no caso de um aluno que tenha feito a inscrição previamente não se apresentar na sala de aula no horário determinado na programação. Este será considerado “desistente”, sendo a vaga correspondente cedida a outro que tenha feito inscrição em “lista de espera” naquele mesmo dia, cuja chamada será realizada seguindo a ordem de inscrição no local. Os inscritos em lista de espera que forem chamados, mas não estiverem presentes no momento da chamada não serão agraciados com a vaga e essa será concedida ao inscrito em lista de espera subsequente.

3.4. Solicitação de cancelamento de inscrição

Caso deseje cancelar sua inscrição no Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS®, o aluno deverá enviar um e-mail para sprdigital@spr.org.br solicitando o cancelamento. As solicitações de cancelamento serão atendidas nas seguintes condições:

Quando o aluno não tiver iniciado o curso:

1) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas em até sete dias após a data de inscrição no curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 100%;

2) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas a partir do oitavo dia contado da data de inscrição no curso e dentro do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS®, no site da SPR, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas.

Quando o aluno já tiver iniciado o curso:

1) O curso será considerado como "iniciado" a partir do momento em que o aluno clicar no link de visualização de uma ou mais videoaulas em sua Área do Aluno ou quando ele cursar o Módulo Prático;

2)  Solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas;

3) Após a visualização de 30% ou mais das aulas online programadas ou após 1 ano de realização da efetivação da inscrição, a solicitação de cancelamento não será aceita.
4.1 Tipos de Certificados

Há dois tipos de certificados que podem ser recebidos pelos alunos que cursarem o Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia, os quais estão descritos a seguir:

1) Certificado de Aprovação do Módulo Teórico: Será conferido ao aluno que for aprovado com nota maior ou igual a 75 na avaliação do Módulo Teórico. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), na Área do Aluno (www.sprdigital.spr.org.br)

2) Certificado de Conclusão do Módulo Prático: Será conferido ao aluno inscrito no Módulo Teórico que participar do Módulo Prático. Alunos que abandonarem a sala de aula do Módulo Prático antes do encerramento das atividades não receberão o certificado. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), no site da SPR (www.spr.org.br) em até 30 dias após a data de encerramento do curso, no site da SPR (www.spr.org.brwww.spr.org.br).
O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br) ou por meio do aplicativo Moodle para smartphones, disponível para download na Google Play e na App Store.
As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Teórico-Prático ACR BI-RADS®, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área do Aluno, ELE poderá enviar uma mensagem para o e-mail sprdigital@spr.org.br ou pelo WhatsApp (11)97171-3359. 

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso Teórico-Prático ACR BI-RADS® é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.