Curso de Segurança em Radiologia da SPR

Regulamento

O Curso de Segurança em Radiologia da SPR é um curso de modalidade de ensino híbrida, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas à distância (online) - que têm como marca dar ao aluno autonomia nos estudos por meio de ferramentas de ensino à distância (EaD) - com aulas práticas baseadas em simulações práticas e discussões com especialistas.
O programa do Curso de Segurança em Radiologia da SPR é dividido em dois módulos: Módulo Teórico e Módulo Prático.

2.1. Módulo Teórico

Composto de aulas teóricas que abordam aspectos básicos sobre o uso de meios de contaste. Os temas são:

• Meios de Contraste - Responsabilidade Médica
• Meios de Contraste Iodados e a base de Bário a sua estrutura
• Meios de Contraste à Base de Gadolínio e a sua Estrutura
• Fatores de Risco: Minimizando a Probabilidade de um Evento Adverso
• Nefropatia Induzida pelo Contraste e Hidratação
• Meios de Contraste - Situações Especiais e Interações com Outras Drogas e Exames
• Tratamento das Reações Adversas aos Meios de Contraste - parte I
• Tratamento das Reações Adversas aos Meios de Contraste - parte II
• Tratamento das Reações Adversas aos Meios de Contraste - parte III 

Todas as aulas do Módulo Teórico são ministradas à distância, com acesso livre aos membros ativos da SPR por meio da Área do Aluno do site da SPR.

2.1.2. Como assistir as aulas do Módulo Teórico

O acesso às aulas do Módulo Teórico deve ser feito por meio da Área do Aluno do site da SPR ou por meio do aplicativo Moodle para smartphones, disponível para download na Google Play e na App Store.

2.2. Módulo Prático

O Módulo Prático é composto de atividades práticas de suporte à vida em radiologia realizadas em manequins simuladores, nas quais os alunos passam por treinamento para via aérea difícil (ventilação com máscara e ambu, intubação orotraqueal e cricotireoidostomia), ressuscitação cardiovascular (massagem cardíaca externa, desfibrilação elétrica e utilização de drogas durante a parada cardíaca) e anafilaxia e choque anafilático.

O Módulo Prático será realizado durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR).

No Módulo Prático, os inscritos serão divididos em turmas de até 30 alunos. Essas turmas serão subdivididas em grupos menores de até 10 alunos, que se revezarão nas estações de treinamento, que são:

- Estação 1 – Suporte Avançado à Vida
- Estação 2 – Abordagem da Via Aérea Difícil
- Estação 3 – Anafilaxia e Choque Anafilático

O número de turmas poderá variar de acordo com o evento em que o Módulo Prático for realizado, podendo ter até duas turmas por dia de evento.
3.1. Inscrição no Módulo Teórico

Para participar do Módulo Teórico do Curso de Segurança em Radiologia não é necessário realizar inscrição. O acesso ao módulo é livre a todo membro ativo da SPR, por meio da Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br).

3.2. Inscrições no Módulo Prático

O Módulo Prático do Curso de Segurança em Radiologia será realizado durante a JPR, em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso de Segurança em Radiologia, no site da SPR (www.spr.org.br). 

Para se inscrever no Módulo Prático, o aluno deverá seguir as regras de inscrição da JPR em que ele for realizado (disponíveis em www.jpr.org.br). 

ATENÇÃO: Por ter vagas limitadas, a simples inscrição no Módulo Teórico do Curso de Segurança em Radiologia não garante a vaga no Módulo Prático, cabendo ao aluno interessado garantir sua vaga durante o período de disponibilidade.

Alunos inscritos do Módulo Prático deverão se apresentar à secretária do curso, localizada na sala de aula onde o módulo será realizado, no horário anunciado no programa como horário de “Abertura | Inscrições em Lista de Espera | Entrega de Material”. Os inscritos que não estiverem presentes nesse horário serão considerados “desistentes” e cederão suas vagas automaticamente aos alunos que estiverem presentes e em lista de espera (ver item 3.3).

Por se tratar de um módulo fundamentalmente prático, não será permitido ao aluno se ausentar da sala de aula durante o período de realização do curso.

Em caso fortuito ou de força maior, a data e o local de realização da atividade prática do Módulo Prático anunciados pela SPR em seus veículos de comunicação podem ser alterados, não recaindo sobre a entidade a responsabilidade de arcar com eventuais prejuízos do inscrito decorrentes da necessária mudança de data e local.

3.3. Inscrições em lista de espera no Módulo Prático

Nos eventos em que o Módulo Prático for realizado, serão abertas listas de espera com o objetivo de dar oportunidade a membros ativos da SPR interessados em participar da atividade, mas que não realizaram a inscrição prévia na atividade. 

Para se registrar na lista de espera, o aluno deverá se dirigir à sala em que o Módulo Prático será realizado, antes do horário programado para início da atividade, e solicitar seu registro na lista à recepcionista da sala.

O inscrito em lista de espera será agraciado com uma vaga no Módulo Prático quando um aluno que tenha feito a inscrição previamente pelo site da SPR não se apresentar na sala de aula no horário determinado na programação. Nessas condições, o aluno ausente será considerado “desistente” e sua vaga cedida a outro que tenha feito inscrição em “lista de espera” naquele mesmo dia, cuja chamada será realizada seguindo a ordem de inscrição no local. Os inscritos em lista de espera que forem chamados, mas não estiverem presentes no momento da chamada, não serão agraciados com a vaga e essa será concedida ao inscrito em lista de espera subsequente.
A avaliação é parte integrante do Curso de Segurança em Radiologia. Ao assistir todas as aulas, o aluno será submetido a uma avaliação, a qual trará questões que abordarão os temas estudados. Para ser aprovado no Módulo Teórico, o aluno deverá atingir nota maior ou igual a 75 em sua avaliação.
 
Cada aluno possui duas tentativas de realização da avaliação. Será considerada como nota final, a nota mais alta alcançada entre as duas tentativas. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.
O Certificado de Aprovação do Curso de Segurança em Radiologia será conferido ao aluno que concluiu os Módulos Teórico e Prático e que for aprovado com nota maior ou igual a 75 na avaliação. O certificado será disponibilizado em formato digital (PDF) na Área do Aluno, logo após a conclusão da avaliação. O certificado terá validade 4 anos a contar da data de realização da avaliação.
As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso de Segurança em Radiologia da SPR, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

É também nas Comunidades que os tutores publicam artigos científicos de acesso livre que contribuem para uma melhor formação dos alunos.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área do Aluno, ele poderá enviar uma mensagem para o e-mail sprdigital@spr.org.br ou pelo WhatsApp (11) 97171-3359, que será atendido o mais breve possível por um analista da SPR.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso Avançado de Imagem em Endometriose é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis